Descrição: A empresa desenvolve um algoritmo que lhe permite avaliar o potencial de um projecto, start up ou pequena e média empresa que necessite de capital para crescer.
No fundo o que o algoritmo faz é estudar balanços, relatórios financeiros, indicadores à procura dos traços comuns entre várias empresas cuja única coisa que têm em comum é o EBITDA elevado em relação aos restantes concorrentes. Para isso recorrem a históricos com anos.
O primeiro indicador é o EBITDA. De um leque de várias empresas nesse sector, é criado um ranking de 20 a 50 empresas ordenado do maior EBITDA (em %) para o menor.
O poder predictivo de algoritmos e inteligência artificial, abre um enorme leque de aplicabilidades. Conseguir ter uma análise estatística e holística de determinado critério, neste caso, o investimento em novos projectos, assente em inúmeras fontes de informação, é um modelo que já provou ser bastante rentável (ver Medallion Fund) mas a dificuldade em desenvolver esta ferramenta é bastante elevada.
A análise de grande quantidade de informação e interpretação da mesma é um dos desafios nos próximos anos, tendo em conta a quantidade de informação que produzimos e recolhemos diariamente que cresce de forma exponencial.
Neste caso necessito não só da capacidade de programação, mas também da inteligência para construir a primeira versão com utilidade prática para captação de mais investimento.